Cerca de 100 pessoas prestigiam os educandos do programa "Vozes Cidadãs" na 1ª Mostra Arte Cidadã

15/04/2013 13:49

Uma arte nova  e fresca dentro da Vila Jacuí

Adolescentes e jovens das comunidades de Vila Jacuí, União de Vila Nova e Vila Nair, localizadas em São Miguel Paulista, mostraram o fruto de suas aulas no Programa Vozes Cidadãs. Com o desenvolvimento de talentos individuais e do trabalho em grupo, a 1ª Mostra Arte Cidadã ocorreu dia 05 de agosto de 2011 no CREN  Vila Jacuí, e prova que eles estão presentes e são parte das Sementes do Amanhã, que vive também é o nome da vídeo-projeção com fotos, fatos e feitos do Programa Vozes Cidadãs.

Já no Resgate das Tradição, a suavidade do coral mostra que aquela adolescência rude e desesperada está longe de quem encontra bons companheiros e pode sonhar. "Existe entre eles uma veia amorosa tocada a cada olhar, a cada suspiro, a cada inspiração renovada. Os ritmos de cada corpo, a esfera dos pensamentos, o espaço afetivo, são ingredientes educativos integrados, ou seja: Não há dicotomia entre os conteúdos dos objetos com relação ao conteúdo do sujeito, mas,  o que acontece são experiências preciosas que respondem aos desejos de felicidade do grupo, que sonha elevando vozes, afirmando cidadania"

Nesta arte desenvolvida a partir das vozes, treinos e aspirações, esses jovens confirmam que além de atividades de músicas e teatro, eles possuem seu espaço na sociedade que podem agir em prol de seus amigos e da comunidade, sendo formadores de opinião e multiplicando o conhecimento, como se viu na performance Jogo da Vida que conteve reflexões sobre seus olhares da sociedade. Mas nada seria suficiente a quem começa a construir seu caminho, sem as relações afetivas no ambiente familiar, tão evidentes no recital Ninho de Mel. 

Assim, Música, Frescor e Alegria, fazem parte do universo que envolve o jovem e o faz encarar a difícil realidade de todos os dias no palco da vida.

(Jornalista: Luciana Akemi)